​Idosos são achados trancados e em situação de maus-tratos em clínica

  • 05/09/2019
  • 0 Comentário(s)

​Idosos são achados trancados e em situação de maus-tratos em clínica

Idosos são achados trancados e em situação de maus-tratos em clínica clandestina em Itapetininga

Uma clínica para idosos que funcionava clandestinamente no distrito do Morro do Alto, em Itapetininga (SP), foi interditada nesta quarta-feira (27). Durante a ação, foi constatado que 18 idosos viviam em situação precária, segundo a Prefeitura de Itapetininga.

No local, que funcionava há seis meses em uma chácara, uma idosa foi encontrada trancada em uma casa de boneca e um outro idoso, em um banheiro, caracterizando o crime de maus-tratos. Os idosos apresentavam sinais de desnutrição e, em alguns casos, falta de medicação de rotina.

Segundo a prefeitura, durante a ação foi constatado que o imóvel estava em más condições de higiene, com ratos, comida pelo chão e sujeira por todos os ambientes.

Além disso, duas funcionárias eram responsáveis para cuidar dos 18 idosos, preparar a comida e realizar a limpeza da casa. Nenhum médico foi encontrado no local.

Além da sujeira, segundo as equipes da prefeitura, no imóvel foram constatadas a exposição de fios elétricos, infiltração de água nas paredes e mofo.

Ainda, de acordo com um contrato encontrado no local, a clínica particular clandestina cobrava mensalidade para manter os idosos, que alcançava dois salários mínimos.

Denúncia
A operação começou após denúncia de irregularidades que chegou ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O órgão acionou o Ministério Público e obteve uma decisão judicial para averiguar as condições dos idosos.

Com o flagrante, sem alvarás das licenças legais, a casa foi fechada e teve o funcionamento proibido, ainda conforme a prefeitura.

Três idosos debilitados foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal “Dr. Léo Bernardes Orsi”. Os demais idosos foram encaminhados ao Espaço da Melhor Idade e o Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga acompanha os idosos.

Após a interdição, as Polícias Militar e Civil foram acionadas ao local. O caso foi registrado no Plantão Policial e as proprietárias da casa de repouso clandestina também foram à delegacia acompanhadas de advogado.

Fonte: G1

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Programação Geral

RANCHO DO CAIPIRÃO

06:00 - 08:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Fernando & Sorocaba

Terapinga

top2
2. Felipe Araújo

Amor da sua cama

top3
3. AnaVitória Part. Matheus e Kauan

Fica

top4
4. Pe. Fabio de Melo

Trem Bala

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes